topo 1

Entenda a Câmara

A Câmara Municipal é o Poder Legislativo de São Domingos-SC. Tem como funções fazer leis sobre assuntos específicos da cidade e fiscalizar o trabalho do Poder Executivo (estabelecido na prefeitura), acompanhando os gastos públicos, avaliando os serviços municipais e sugerindo melhorias nas políticas públicas.

A Câmara é composta por 09 vereadores, eleitos a cada quatro anos, para representar a população. Suas decisões devem atender ao interesse da cidade e são tomadas em reuniões abertas à participação de todos.

Sessões

SESSÕES

As Sessões da Câmara serão de instação, realizadas em 1º de janeiro do ano subsequente a eleição, para posse e compromisso dos eleitos e eleição da mesa diretora e comissões técnicas.
Fique por dentro das datas dos encontros acessando  os canais Pautas e Atas.


 SESSÕES ORDINÁRIAS-

As Sessões Ordinárias são realizadas em dias e horários marcados, no período ordinário em números de 04 por mês nas terças-feiras às 19:00 horas.


SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

As Sessões Estraordináris são realizadas em dias e horários diversos do pré-fixado para as Ordinárias.


SESSÕES SOLENES

As Sessões Solenes são realizadas para grandes comemorações ou homenagens especiais.

Proposições

É toda a matéria sujeita à  deliberação da Câmara, a sabe:

 

  1. emendas à  Lei Orgânica;
  2. projetos de lei, de  decretos legislativos e de resolução;
  3. emendas, subemendas ou substitutivos;
  4. medidas provisórias;
  5. requerimentos;
  6. moçoes;
  7. recursos;
  8. pareceres;
  9. proposta de fiscalização e controle;
  10. indicação;
  11. pedidos de informação e esclarecimento.

PARECERES

Parecer é a proposição com que uma comissão se pronuncia sobre qualquer matéria sujeita a seu estudo.


MOÇÃO

Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação da Câmara sobre determinado assunto, aplaudindo ou protestando.

As moções deverão ser redigidas com clareza e precisão, concluindo, necessariamente, pelo texto que será objeto de apreciação do plenário.


 

INDICAÇÃO

Indicação é a proposição em que o Vereador sugere aos poderes constituídos, ou aos seus órgãos ou entidades, que não caibam em projeto de lei, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.


 

EMENDAS

Emenda é a proposição apresentada como acessória de outra.

As emendas são supressivas, aglutinativas, substitutivas, modificativas ou aditivas.

Emenda supressiva é a que manda erradicar qualquer parte de outra proposição.

Emenda aglutinativa é a que resulta da fusão de outras emendas, ou destas com o texto, por transação tendente à aproximação dos respectivos objetos.

Emenda substitutiva é a apresentada como sucedânea a parte de outra proposição, denominando-se substitutivo quando a alterar, substancial ou formalmente, em seu conjunto, considerando-se formal a alteração que vise exclusivamente ao aperfeiçoamento da técnica legislativa.
Emenda modificativa é a que altera a proposição sem a modificar substancialmente.

Emenda aditiva é a que se acrescenta a outra proposição.

Subemenda

Emenda de plenário.


 

PROJETO DE LEI DELEGADAS

As Leis delegadas serão elaboradas pelo Prefeito Municipal que deverá solicitar a delegação à Câmara Municipal.


 

PROJETO DE LEI

Projeto de lei é a proposição que tem por fim regular as matérias no âmbito municipal, e sujeitas a sanção do Prefeito. O projeto de lei pode ser ordinário ou complementar e poderá ser de iniciativa do Vereador, da Mesa Diretora, de Comissão Legislativa Permanente, do Prefeito Municipal e de cidadãos, na forma e casos previstos na Lei Orgânica e no Regimento Interno.


PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO
 
Projetos de decreto legislativo é a proposição destinada a competência da Câmara, e não sujeita à sanção do Prefeito, sendo promulgadas pelo Presidente da Câmara. Entre outras, constitui-se matéria de Decreto Legislativo a concessão de licença ao prefeito, aprovação ou rejeição das contas do município, perda de mandato de vereador, concessão de titulo honorário, cassação de mandato do prefeito ou do vice-prefeito.


PROJETOS DE RESOLUÇÃO
 
Projeto de Resolução é a proposição destinada a regular assuntos de economia interna da Câmara, de natureza político-administrativa e versará sobre sua secretaria de administração, a Mesa e os Vereadores e, será promulgada pelo Presidente da Câmara.


PROJETOS DE LEIS COMPLEMENTARES
 
Serão objetos de lei complementar, as previstas no texto da Lei Orgânica do Município.


REQUERIMENTO
 
É todo pedido verbal ou escrito feito por vereador, por comissão ou colégio de líderes, ao Presidente da Câmara ou por seu intermédio sobre qualquer matéria do expediente ou da ordem do dia e de interesse do Vereador e estão sujeitos ao despacho do Presidente ou à deliberação do plenário.


PARECERES

É o pronunciamento da Comissão Permanente sobre matéria que lhe haja sido regimentalmente distribuída.


SUBSTITUTIVO

É a emenda apresentada à projeto de lei, de decreto legislativo ou de resolução, apresentado por um vereador, comissão ou colégio de líderes para substituir outro já apresentado sobre o mesmo assunto.


RECURSO

É toda a petição de Vereador ao plenário, contra ato do presidente, que deverá ser interposto dentro do prazo de quinze dias, contados da data da ocorrência.


REPRESENTAÇÃO

A representação é o pedido escrito do Vereador, devidamente circunstanciada, dirigida ao Presidente da Câmara ou ao plenário, com o objetivo de destituir membro de comissão ou da Mesa Diretora, nos casos previstos em lei e no regimento interno.


DENÚNCIA

A denúncia é o ato escrito do Vereador, contra o Prefeito ou Vereador sob a acusação de prática de ilícito político-administrativo.


Noticias da Câmara

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
Prev Next

TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL DE 2024

16/04/2024 Noticias

A Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a terceira Sessão Ordinária do mês de abril de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Não havendo matérias para a hora do expediente, e não havendo matérias para a ordem do dia o espaço foi aberto para as Comunicações Parlamentares, sendo pela Vereadora Silvia. Após o espaço foi aberto para o uso da tribuna,...

SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL DE 2024

16/04/2024 Noticias

A Câmara de vereadores de São Domingos realizou a segunda Sessão Ordinária do mês de abril de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Não havendo matérias para a hora do Expediente, passou-se para a ordem do dia com discussão e votação da Indicação 001/2024 da Vereadora Francismara, discutida pela Vereadora proponente e aprovada por todos os Vereadores. Após o espaço foi aberto para...

PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL DE 2024

03/04/2024 Noticias

A Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a primeira Sessão Ordinária do mês de abril de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Após passou-se para a posse do Vereador suplente Luan Tarciso Maura em virtude da licença da vereadora titular Elaine Guadagnin. Não havendo matérias para a hora do expediente, e não havendo matérias para a ordem do dia o espaço...

QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO DE 2024

26/03/2024 Noticias

A Câmara de vereadores de São Domingos realizou a quarta Sessão Ordinária do mês de março de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da fala do Vereador Gilvane na íntegra na ata da Sessão do dia 11 de março de 2024 após solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Não havendo matérias para a hora do expediente, passou-se para a ordem do dia com discussão e...

SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO DE 2024

12/03/2024 Noticias

A Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a segunda Sessão ordinária do mês de março de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Passou-se para a hora do expediente, com a leitura do Projeto de Lei n° 116/2024, que autoriza o poder executivo municipal, a firmar termo de cooperação, com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), do estado de Santa Catarina, e dá...

PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO DE 2024

06/03/2024 Noticias

A Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a primeira Sessão Ordinária do mês de março de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente Niomar Luiz Cantelli solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores. Passou-se para a hora do expediente, com a leitura do Projeto de Lei nº 112/2024, que dispõe sobre a constituição do serviço de inspeção municipal – SIM e os procedimentos pra acesso ao serviço de inspeção sanitária de estabelecimentos...

SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIO DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2024

27/02/2024 Noticias

A Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a segunda Sessão Ordinária do mês de fevereiro de 2024, dando início aos trabalhos o Presidente solicitou a leitura da ata da Sessão anterior, que foi aprovada por todos os Vereadores, em seguida solicitou a leitura do ofício que indicava o Vereador Paulo Cesar dos Santos como líder da bancada do PL, após solicitou a leitura do ofício que indicava a Vereadora Silvia Rozani de Brito Baggio como líder da bancada do...

PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2024

16/02/2024 Noticias

Câmara de Vereadores de São Domingos realizou a primeira Sessão Ordinária do mês de Fevereiro de 2024, o Senhor Presidente Niomar Luiz Cantelli deu início nos trabalhos solicitando a leitura da ata da Sessão anterior que foi aprovada por todos os Vereadores. Dando inicio aos trabalhos passou-se para a hora do expediente, com leitura do Projeto de Lei n° 111/2024, que altera a composição do conselho municipal do idoso, e dá outras providências. Devido à urgência que a matéria exigia o senhor presidente suspendeu...

Legislações

bt atas  
bt decr
bt indic
bt l
bt moc
bt ped
bt port
bt resol
bt edital licitacao
bt regimento
diar ofic  
contas publicas  
portal transparencia
 prefeitura  
icon-infoemail  
icon-fale-conosco  
leiorganica  
estat serv  
lei complementar  
cam jovem  

 

Expediente

Seguna a Sexta-feira
das 13:00 hrs às 19:00 hrs


Sessões Ordinárias
Segundas-feiras às 19:00 horas


Siga-nos no Face

Vereadores