Quinta, 16 Agosto 2018 13:08

Poder Legislativo de São Domingos dá entrada a dois Projetos de Lei

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida em mais uma Sessão Ordinária na noite de terça-feira (14) no Plenário da Casa Legislativa.

No início da Sessão, houve a leitura da mensagem e do Projeto de Lei Complementar nº 04/2018, que altera o Artigo 235 da Lei Complementar nº 054 de 05 de maio de 2016 que institui o Plano Diretor Participativo do Município de São Domingos. O documento foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Os trabalhos seguiram com a leitura da mensagem e do Projeto de Lei nº 009/2018, que institui o serviço de transporte escolar intermunicipal e gratuito para alunos de curso superior residentes no Município de São Domingos e dá outras providências. Este Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Depois, houve a discussão e votação do veto parcial do Projeto de Lei Complementar nº 03/2018 que dispõe sobre o plano, cargos e estatuto do magistério e dá outras providências. Em discussão, manifestaram-se os Vereadores Vianei Meoti (PT), Paula Baldissera (PSDB), novamente o Vereador Vianei, novamente a Vereadora Paula, Vereadora Simone Valentini (PSB), Vereador Gleicon Cardoso (MDB), Vereadora Sílvia Baggio (MDB) e Vereador Abílio Debortoli (PSDB). Em votação, o veto foi aprovado pela maioria dos Senhores Vereadores.

No Espaço Parlamentar, o líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, convidou a todos para a festa no distrito do Maratá em honra a São Roque que será realizada no próximo domingo (19).

O Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi também convidou a todos para esta festa. Depois, anunciou o lançamento da candidatura dos candidatos pelo seu Partido ao Governo do Estado no próximo sábado (18).

A Lider do PSDB, Vereadora Paula Baldissera, em nome da Associação de Proteção aos Animais – APA, agradeceu a Loja Lunkes, Supermercado Roni, Rádio Pop FM, Cardoso Comunicação Visual, Moacir Latreille e Paulo Grosbelli e a todos que colaboraram de forma direta e indireta com o Brechó beneficente realizado no sábado passado no bairro Vida Nova. Depois, Paula solicitou ao Líder de Governo, Vereador Vianei, auxílio com trabalhos de pedreiros para a conclusão da construção da casa de uma senhora no bairro Abramo Preto que não tem condições de pagá-los.

A Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio enalteceu a todas as pessoas que contribuíram de forma direta e indireta com a Festa da Igreja Matriz, realizada no domingo passado.

No Uso da Tribuna, o Vereador Milton Bertoldi, dentre tantas discussões, anunciou o deferimento da suspensão dos efeitos do Decreto Legislativo pela rejeição das contas do ex-prefeito que, agora, é candidado a vice-governador do Estado.

O Senhor Presidente da Casa de Leis, Abílio Debortoli, lhe explicou que a Justiça ainda não determinou tal decisão. Conforme Abilio, a Promotoria de Justiça analisará todos os documentos para, depois, dar o seu parecer. Ele salientou que a Câmara. O Senhor Presidente lhe advertiu que enquanto Bertoldi fala em Partido em candidaturas, ele não se preocupa com os problemas do Município e todos os dias muitos jovens estão indo embora de São Domingos por falta de oportunidades.

A Vereadora Sílvia Baggio utilizou a Tribuna para cobrar da Prefeita uma resposta a uma indicação feita em conjunto com Vereador Gleicon, ainda, no ano passado para pedir incentivo econômico aos produtores de leite do Município através de um bônus fiscal. Depois, a Vereadora Sílvia lamentou pela Prefeita ainda não ter cumprido promessas de campanha com relação a reforma de casas no Município e as pessoas também continuam esperando por uma resposta. Sílvia enalteceu o Governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) por finalizar mais uma etapa da quadra da Escola João Roberto Moreira.

O Vereador Vianei Meoti enalteceu a comunidade por ser ordeira e merecedora de todas as políticas públicas implantadas no Município, além de todos os avanços e melhorias que aconteceram nos últimos anos. Depois, o Vereador Meoti comentou sobre o respeito e relacionamento entre os próprios Vereadores e com o Poder Executivo. Ele lamentou novamente pelas contas do ex-prefeito terem sido rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

A Vereadora Simone Valentini lamentou pela defasagem salarial dos professores que, há alguns nos, recebiam pelo seu trabalho um valor equivalente a 10 salários mínimos. E, atualmente, há professores no Município trabalhando 40h e ganham o salário de R$ 1,8 mil. Conforme a Vereadora Simone, esta classe deveria ser muito bem valorizada pela sua importância e o trabalho relevante na educação das pessoas.

A próxima Sessão Ordinária foi marcada para quinta-feira (16), às 19h, aberta a todos, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.