Quinta, 22 Março 2018 09:41

Vereadores de São Domingos reivindicam aumento do valor do auxílio funeral e calçamento no Loteamento Popular do Bairro Esperança

O Poder Legislativo de São Domingos novamente esteve reunido em Sessão Ordinária na segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

O ponto mais importante da Sessão foi a discussão e votação de duas Indicações ao Poder Executivo. Uma, do Presidente da Casa Legislativa, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB); a outra, da Vereadora Mírian Cunico Figueiró (MDB). As Indicações foram aprovadas por todos os Vereadores.

Em sua Indicação 003/2018, Abílio Debortoli propõe à Administração Municipal a pavimentação com pedras irregulares (calçamento), bem como a colocação de lixeiras nas ruas Ignes Aiolfi, Barão do Rio Branco, Argentina e Paraguai, situadas no Loteamento Popular do Bairro Esperança.

Abílio apresentou também um Abaixo-Assinado, com 115 assinaturas de moradores deste Bairro que reivindicam a pavimentação de calçamento nas ruas e a colocação de lixeiras públicas. “Isto vai amenizar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que moram neste Bairro nos dias com a água das chuvas e a poeira durante a estiagem”, defende.

Já, a Vereadora Mírian Figueiró, em sua Indicação 001/2018, propõe à Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, veja da possibilidade de aumentar para um salário mínimo o valor do auxílio funeral das famílias humildes do município.

De acordo com a Vereadora Mírian, estas famílias não têm condições suficientes para cumprir com as despesas de funeral tendo que muitas vezes precisam pedir ajudas para outras pessoas e fazer rifas para cobrir as despesas. “Esse valor já será uma ajuda bastante generosa e que vai ajudar estas famílias no momento mais difícil”, acredita.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder de Partido, Vereador Milton Bertoldi (PT) elogiou o lançamento da Faic. Depois, comentou sobre as palavras do Senhor Presidente proferidas durante a Sessão Ordinária na semana passada.

A Líder de bancada do MDB, Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (MDB), enalteceu o Deputado Federal Valdir Colato (MDB) por entregar emenda de R$ i milhão ao Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê.

No Uso da Tribuna, o Vereador Ereni José Hennerich (PT), comentou sobre o andamento do patrolamento das estradas do interior do Município feito durante a semana. Depois, enalteceu a Escola Pingo de Gente por ter sido selecionada na Jornada da Alimentação Escolar e Nutricional através do Governo Federal e pela viagem a Recife.

A Vereadora Sílvia Baggio mostrou-se preocupada com relação à qualidade do transporte escolar. Sílvia apontou problemas como superlotação, falta de segurança e problemas mecânicos. A Vereadora denunciou ainda que a empresa responsável efetuar o transporte escolar com veículo que não tem o nome da empresa. Sílvia lamentou ainda pelo Secretário de Administração, uma Diretora de Escola e outros servidores de cargos comissionados faltarem de respeito e educação na Sessão Ordinária passada.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) posicionou-se a favor da realização da Faic. Por outro lado, ele apontou que apenas com o alto valor das despesas com aluguéis de barracões poderia ser utilizado para a aquisição de um terreno e até mesmo os barracões, assim como aconteceu em Mariópolis, com a Festa da Uva. O Vereador também lamentou pela falta de respeito do Vereador licenciado no Plenário durante a Sessão passada.

Por sua vez, a Vereadora Simone Valentini (PSB) comentou sobre a importância de se colocar um redutor de velocidade em uma rua do bairro Esperança, próximo à residência da Professora Iraci Invitti, para o qual já foi feito um Abaixo-Assinado pelas moradoras daquele Bairro. Simone salientou a necessidade da reconstrução do calçamento da rua Santo Antônio próximo à Grusof que foi danificado após a obra do saneamento. Por fim, mostrou-se preocupada com a falta de qualidade na manutenção da estrada de acesso ao Distrito de Vila Milani feita por empresa licitada. Depois, lamentou novamente sobre os buracos nos asfaltos no Centro de São Domingos.

No final da Sessão, o Senhor Presidente do Poder Legislativo defendeu-se das críticas durante a Sessão e nas entrevistas no rádio na semana passada quando foi acusado de machista. Depois, assim como a Vereadora Sílvia, Abílio também lamentou pelos problemas mecânicos e pela falta de segurança do transporte escolar. Ele cobrou novamente a reforma e manutenção do pavilhão comunitário do bairro Nossa Senhora Aparecida.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos será realizada na próxima terça-feira (27), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, com transmissão ao vivo em rede social.

Mais informações acerca dos trabalhos dos Vereadores de São Domingos no site do Poder Legislativo Municipal: www.camarasd.sc.gov.br.