Quinta, 21 Junho 2018 10:57

Vereadores de São Domingos votam e aprovam em primeiro turno Projeto para adequar Regimento Interno da Casa Legislativa

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida novamente na noite de terça-feira (19) com transmissão ao vivo em rede social através do Facebbook.

Os trabalhos dos Vereadores iniciaram com a leitura da mensagem do Projeto de Lei Complementar nº 001/2018 – Origem do Legislativo, que dispõe sobre a organização administrativa da secretária administrativa do Poder Legislativo, quadro de pessoal, gratificações, vencimentos mensais e descrições dos cargos do Poder Legislativo do município de São Domingos (SC) e dá outras providencias. O Projeto foi votado e todos os Senhores Vereadores foram favoráveis ao trâmite do Projeto por Lei Complementar que foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário pelo Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB).

A reunião seguiu com a discussão e votação do 1º turno do Projeto de Resolução nº 001/2018 – Emenda ao Regimento Interno, que dispõe sobre a modificação do inciso III, artigo 265. A Vereadora Paula Andreia Baldissera (PSDB), em suas discussões, observou a necessidade da adequação do Regimento Interno de acordo com a Lei Orgânica. A votação aconteceu por processo nominal e cada Vereador proferiu o seu voto sentado. O documento foi aprovado por unanimidade.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do MDB, Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio cedeu o seu espaço ao Vereador Gleicon Cardoso, Vice-Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, comentou sobre a pré-candidatura do Deputado Mauro Mariani (MDB) ao Governo de Santa Catarina. Ele espera que se caso o candidato seja eleito siga o exemplo do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que foi um governador que muito fez para o Estado e para região Oeste.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini (PSB) novamente cobrou da Prefeita uma solução para os buracos e as lombadas invertidas nas ruas da cidade.ocasionados com a obra do saneamento. A Vereadora Simone comentou sobre o Plano de Carreira dos Professores do Município que está em tramitação na Câmara Municipal de Vereadores. Simone Valentini lamentou por árvores que foram derrubadas pelo Município em frente à Igreja Matriz e pela cidade e não foram repostas. Preocupada pelo mato estar tomando conta do Parque Industrial, Simone reivin dicou da Prefeita uma limpeza naquele local.

Em resposta à Vereadora, o Senhor Presidente recordou que estas árvores foram plantas nos anos 80 quando ele era Prefeito. Abílio contou que foram investidos muitos recursos e veio um engenheiro florestal do RS para fazer várias análises e ver da viabilidade da execução deste projeto de embelezamento da cidade com árvores ideais para este clima. Ele também lamentou por ver tantas árvores derrubadas ou podadas de forma inadequada.

A Vereadora Simoni Zarembski (PT) comentou sobre o programa Governo no Bairro que será desenvolvido pelo Governo Municipal e terá início no Conjunto Habitacional Vida Nova, no Bairro Esperança. A Vereadora Simoni Zarembski explicou que cada Secretaria Municipal terá sua parcela de contribuição para que este projeto aconteça dento das expectativas de suprir a necessidade de cada bairro. Depois, a Vereadora assinalou a importância de se fazer a reciclagem do lixo e a compostagem para o aproveitamento do lixo orgânico.

O Vereador Vianei Meoti (PT) também enfatizou a importância do Governo Municipal realizar o programa Governo no Bairro com a participação de todas as pessoas de todos os bairros do Município. depois, o Vereador Petista enalteceu o Secretário de Obras, Neodi Burati pelos trabalhos que já foram realizados em pouco tempo atendendo a todas as solicitações no setor. Meoti parabenizou a Prefeita por ter estabelecido um contato com a Polícia Militar para ver a possibilidade da criação do programa de aplicativo Vizinho Solidário para melhorar a segurança dos munícipes.

A Vereadora Paula Baldissera (PSDB) utilizou a Tribuna para comentar sobre um curso de capacitação que será promovido pela Acanor, em São Lourenço do Oeste, durante segunda e terça-feira. Na oportunidade, a Vereadora Paula delineou a programação do curso que enfocará a importância da participação da mulher na política e o estudo para elaboração de leis e atos normativos. Paula convidou a todos, principalmente ás mulheres, bem como as Vereadoras, Secretárias e inclusive a Prefeita.

No final da Sessão, o Senhor Presidente, Abílio, cobrou da Prefeita para que sejam atendidas as reivindicações que já foram feitas pelas melhorias no Conjunto Habitacional Vida Nova. Ele frisou a necessidade de uma lombada na rua Curitiba, naquele bairro; bem como a construção de um abrigo. Abílio lamentou por aquele conjunto habitacional apresentar sérios problemas de esgoto, com odor forte,

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos será realizada na próxima quinta-feira (21), no Plenário, às 19h, aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do facebook.

Para saber mais informações sobre o Poder Legislativo de São Domingos basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br ou acompanhar, aos sábados pela manhã, o programa Legisladores em Ação nas duas emissoras de rádio de São Domingos.