Quinta, 14 Junho 2018 15:34

Vereadores de São Domingos lamentam pelo fechamento de Frigorífico em Ipuaçu

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida novamente na noite de terça-feira (12), no Plenário, para dar continuidade aos trabalhos da Casa Legislativa.

Na Hora do Expediente, o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) comentou que a Prefeita sancionou a Lei de origem do Poder Legislativo que autoriza a permissão de uso de ônibus para o transporte das entidades legalizadas do Município.

Depois, houve a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei nº 006/2018, que autoriza o município de São Domingos a transferir o valor de R$ 2.500,00 para a Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI visando a aquisição de um veículo zero quilômetro. O Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, a Sessão seguiu com a leitura, discussão e votação de um Requerimento da Mesa Diretora para a retirada em definitivo do Projeto de Lei de origem do Legislativo para que seja encaminhado outro Projeto de Lei com emenda complementar para cumprir as exigências do Tribunal de Contas para estar de acordo com os princípios constitucionais. O Documento foi aprovado por todos os Vereadores.

No Uso da Tribuna a Vereadora Simone Valentini (PSB) reivindicou ao Secretário de Obras melhorias das estradas de acesso à linha Carneiro. Depois, Simone Valentini solicitou reparos na iluminação pública no distrito de Vila Milani. A Vereadora cobrou novamente a reforma do Ginásio de Esportes daquele distrito e melhorias na rua São Cristóvão próximo às saídas para o interior que está em péssimas condições de tráfego comprometendo a segurança dos condutores e pedestres. Ela observou ainda a necessidade de uma reforma na estrutura física do estabelecimento aonde funciona o Projeto Plante Uma Esperança.

O Vereador Luiz Chimello (PSB|) cobrou da Secretaria da Agricultura maior atenção com todos os agricultores que necessitarem de produção de silagem. Em suas discussões, o Vereador lamentou pelo fechamento do frigorífico de aves em Ipuaçu. Ele defende que as prefeituras da região deveriam colaborar pelo menos com o transporte dos funcionários e nada fizeram para evitar o fechamento deste frigorífico.

A Vereadora Simoni Zarembski (PT) também lamentou pelo fechamento do frigorífico em Ipuaçu, no entanto, afirmou que o Governo Municipal de São Domingos está preocupado em relação ao ocorrido e já esteve reunido com lideranças para buscar soluções para esta empresa. Segundo a Vereadora, este é o momento de se aproveitar para reivindicar dos candidatos ao governo e aos depuados recursos para o Município.

O Vereador Vianei Meoti (PT) comentou sobre a atual da situação do cenário político nacional que trouxe reflexos, consequências, para muitos setores empresariais, inclusive para o fechamento do frigorífico de Ipuaçu pela economia do Brasil estar muito abalada. Por outro lado, Meoti observa que isto pode ser revertido através da própria política. O Vereador Petista acredita que, em breve, outros empresários devem assumir os comandos deste frigorífico.

Em suas discussões, a Vereadora Sílvia de Brito Baggio (MDB) reivindicou da Secretaria de Transportes e Obras e Serviços Públicos mais atenção com as pontes no interior do Município, principalmente na região de linha Dadam que está comprometendo a segurança dos alunos durante o transporte escolar. A Vereadora Sílvia questionou a Prefeita por que ao invés de valorizar os funcionários se contratou outro secretário e tem dinheiro para comprar um veículo para a Amai. Sílvia Baggio voltou a cobrar da Prefeita mais incentivo à indústria para melhorar a arrecadação do Município.

O Vereador Milton Bertoldi (PT) reconheceu a necessidade de uma reforma no local de atendimento do Projeto Plante Uma Esperança, no entanto, aquelas instalações não pertencem ao Município e, sim, à mitra diocesana. Milton Bertoldi também lamentou pelo fechamento do frigorífico de Ipuaçu. O Vereador Petista comentou também com relação à retirada do Projeto de Origem do Legislativo. Depois, ele lamentou também pela rejeição das contas do ex-prefeito com relação ao ano de 2016, porque, segundo ele, não há irregularidades conforme o Tribunal de Contas. O Senhor Presidente da Câmara de Vereadores concedeu as explicações ao Vereador Bertoldi com relação à esta rejeição.

A Vereadora Paula Andreia Baldissera (PSDB) usou a Tribuna para tornar público o seu parecer emitido na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização na condição de Relatora, nomeada pelo Presidente desta Comissão, Vereador Luiz Chimello, com relação ao Parecer pela rejeição das contas do ex-prefeito no ano de 2016. Explicou que o seu parecer foi pela rejeição das contas em virtude das irregularidades de renúncia de receita e também falta de licitação em serviços de borracharia. A Vereadora delineou que desde o ano passado, os Vereadores da oposição já iniciaram as fiscalizações, onde, através deste trabalho, foram apuradas estas irregularidades.

No final da Sessão, o Senhor Presidente da Casa Legislativa, Abílio Debortoli, convocou a todos os Vereadores para a próxima reunião que será realizada terça-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, às 19h, aberto ao público, com transmissão ao vivo em rede social.

Para mais informações sobre os trabalhos do Legislativo Municipal, basta acessar o site da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos: www.camarasd.sc.gov.br e acompanhar todos os sábados o Programa Legisladores em Ação – o canal de comunicação da Câmara Municipal de Vereadores com toda a população do Município através do rádio.