Quinta, 22 Fevereiro 2018 11:11

Poder Legislativo de São Domingos se reúne na primeira Sessão Ordinária do ano

Vereador Ereni José Hennerich toma posse para substituir o Vereador licenciado Vianei Meoti

O Poder Legislativo de São Domingos esteve reunido na noite de terça-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores para a primeira Sessão Ordinária do ano.

Logo, no início dos trabalhos, o Vereador Ereni José Hennerich (PT), tomou posse para substituir o Vereador Titular Vianei Ferrarini Meoti (PT) que assumira a Secretaria Municipal de Administração e Fazenda e conduzirá a organização da Faic.

Na Hora do Expediente, foi feita a leitura da mensagem de Veto Total ao Projeto de Lei Complementar nº 001/2017, que institui a Política Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Domingos, estabelece medidas de incentivo, regula situações consolidadas e dá outras providências. O documento será analisado pela Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Depois, houve a leitura da mensagem e Projeto de Lei nº 002/2018, que dispõe sobre abertura de redito adicional suplementar no orçamento de 2018 pelo superávit financeiro e anulação de dotação orçamentária e dá outras providências. Este Projeto será analisado pelas Comissões de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização em Regime Ordinário.

No Uso da Tribuna, manifestaram-se os Vereadores Simone Valentini (PSB), Paula Andréia Baldissera (PSDB), Milton Bertoldi (PT), Luiz Chimello (PSB), Sílvia Rozani de Brito Baggio (MDB) e Simoni Zarembski (PT) e Ereni José Hennerich.

A Vereadora Simone Valentini reconheceu o Secretário de Obras, Gilmar Marmentini, pelos trabalhos de melhorias em algumas estradas. Por outro lado, cobrou deles reparos na estrada geral à Vila Milani que está em péssimas condições de trafegabilidade.

A Vereadora Paula Baldissera comentou que durante o Recesso Parlamentar foi cobrada no interior do Município com relação ao recolhimento dos animais mortos. Segundo a Vereadora Paula, alguns agricultores ligaram para a empresa responsável para prestar este trabalho; no entanto, lhes respondeu que não viria porque era apenas um animal e era muito longe. Paula expôs a realidade de uma mulher com câncer que mora com seus três filhos em uma casa sem energia elétrica na linha Santo Antônio. Outra preocupação da Vereadora é com relação à Prainha, que durante o ano muito cobrou por melhorias e nada foi feito. A Vereadora Paula falou ainda que foi muito cobrada pela população pela proibição da entrada de bebidas e solicitou que a Prefeita reveja esta situação, uma vez que a Prainha é frequentada por pessoas com menor poder econômico.

O Vereador Milton Bertoldi ressaltou que já fez cobranças à Prefeita Eliéze ainda no seu primeiro ano de mandato e ao Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Roani para a ampliação de ainda mais investimentos no setor, mas reconhece que muito tem sido feito nos últimos anos através do Governo Municipal. O Vereador Bertoldi também cobrou a manutenção das estradas danificadas pelas chuvas durante o mês de janeiro; depois, a parabenizou pela aquisição de um ônibus.

O Vereador Luiz Chimello lamentou pela discriminação no atendimento dos trabalhos prestados pela Secretaria Municipal de Agricultura no Distrito de Maratá. Ele sugeriu reajuste do valor do serviço prestado por hora para fazer silagem. Depois, Chimello mostrou-se indignado pelo atual cenário político nacional.

A Vereadora Sílvia Baggio comentou sobre os trabalhos que foram feitos por ela e pelo Vereador Gleicon Carodoso (MDB) na Câmara de Vereadores durante o ano de 2017. Sílvia Agradeceu a todos pela presença na confraternização do seu Partido. Com relação ao novo ônibus adquirido pelo Governo Municipal, a Vereadora Sílvia enfatizou que esta foi mais uma indicação dos Vereadores atendida pela Prefeita.

A Vereadora Simoni Zarembski enalteceu a Escola Pingo de Gente pelo prêmio recebido através do Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ela também comentou sobre a alimentação saudável nas escolas e salientou sobre o início do ano letivo e o transporte escolar. Por fim, Simoni comentou sobre o britador que vai permanecer por quatro meses no Município para o melhoramento nas condições das estradas.

O Vereador Ereni Hennerich prometeu prestar incentivos à agricultura de São Domingos. Ele comentou sobre o aumento considerável da produção leiteira bem como da produção de silagem no Município. Segundo o Vereador Ereni, neste ano, o atendimento será ampliado com a possibilidade da aquisição de novas ensiladeira. Ele ressaltou o melhoramento do cascalho para as estradas, aumento do número de remédios na Farmácia Municipal, bem como outros serviços prestados em todos os demais setores do o Governo Municipal. Por fim, o Vereador Ereni enfatizou que o novo ônibus irá contribuir muito com a Educação dos universitários, adolescentes e crianças.

No final da Sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) anunciou que os Vereadores em breve deverão se reunir para reduzir o período do Recesso Parlamentar de 60 para 45 dias. Depois, Abílio comentou sobre as suas visitas feitas na cidade e no interior durante o último recesso, nas quais ele coletou assinaturas da população em cinco abaixo-assinados à Prefeita que envolvem problemas sociais, calçamentos e coberturas de casas. O Presidente do Legislativo mostrou-se preocupado com o aumento da pobreza no Município, com muitas casa para venda ou para alugar. Outra preocupação de Abílio é com relação às corrupções no governo federal que deixam o país na atual situação em que se encontra, faltando recursos para atender as necessidades da população.

A próxima Sessão Ordinária será realizada na terça-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, sempre aberto à toda população.