Quinta, 26 Abril 2018 10:32

Indicação do Vereador Chimello é aprovada por todos os Vereadores na última Sessão Ordinária

Os Vereadores de São Domingos estiveram reunidos novamente em Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (23) para dar continuidade aos trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos.

Na Hora do Expediente, foi lido o Projeto de Lei Complementar 001/2018 que altera o artigo 1º da Lei 1.817, de 28 de março de 2018, que autoriza alienação na modalidade de doação de lotes urbanos do loteamento Vida Nova aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida e dá outras providências. Após a leitura, o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) explicou o motivo da alteração deste artigo e baixou o documento para a Comissão de Justiça e Redação em regime ordinário.

A reunião seguiu com a leitura da Emenda Supressiva 002/2018 ao Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 001/2018, de 27 de fevereiro de 2018, de autoria da Vereadora Paula Andréia Baldissera (PSDB) com relação à alteração de carga horária. Depois, o documento foi comentado pelo Senhor Presidente que o baixou para a Comissão de Justiça e Redação para dar o parecer em regime ordinário.

Na sequência, foi lida a representação das Vereadoras Paula Andréia Baldissera e Sílvia Rozani de Brito Baggio (MDB) contra o Vereador Vianei Meoti (PT) no ano passado pelo despeito na Casa Legislativa e às Vereadoras e por perturbar nas reuniões. Em seguida, o Senhor Presidente comentou que após o dia 02 de maio, será dado seguimento á representação.

Na Ordem do Dia, houve a leitura, discussão e votação da Indicação 01/2018, do Vereador Luiz Chimello (PSB), para a Administração Municipal efetue a pavimentação com calçamento em um trecho de aproximadamente 200 metros na estrada que sai da cidade e dá acesso ao distrito de Maratá. Após a justificativa do Vereador proponente, a Indicação foi aprovada por todos os Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder Simone Valentini (PSB) comentou sobre a entrega do ônibus feita pela Prefeita aos universitários. já, o Líder de Governo, Vianei Meoti, explicou o motivo pelo qual o Ginásio José Mulinári não oferece horário durante à noite. Depois, novamente enalteceu a Prefeita com relação à entrega do ônibus e comentou sobre a importância do Projeto que beneficiará 30 famílias com uma casa popular. No final das Comunicações Parlamentares, o Senhor Presidente explicou sobre a tramitação do referido Projeto.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simoni Zarembski enalteceu os trabalhos realiados pela Saúde que conta com oito médicos para atender os munícipes. Simoni enalteceu também o atendimento odontológico para melhorar o sorriso e a autoestima dos munícipes. Depois, ela anunciou que o início do atendimento da equipe do Odonto Sesc será na próxima segunda-feira (30). A Vereadora Petista novamente comentou sobre o andamento do mutirão das ressonâncias realizado nos sábados em Chapecó. Logo, o Senhor Presidente defendeu-se das acusações e questionamentos feitos pela Vereadora Simoni.

O Vereador Milton Bertoldi (PT) enalteceu a Administração Municipal pela parceria com o Odonto Sesc que iniciará os atendimentos no Município. Depois, o Vereador Bertoldi comentou sobre o Projeto para a construção de 30 casas populares. Ele também reconheceu a necessidade de um segundo ônibus para suprir as necessidades de transporte dos universitários. Novamente, o Senhor Presidente o cobrou de desistir dos ataques e fazer indicações e se preocupar com os grandes problemas enfrentados pela população como o desemprego.

O Vereador Vianei Meoti utilizou o seu espaço no Uso da Tribuna para enaltecer o Governo Municipal de São Domingos pelos trabalhos prestados em todos os setores. Depois, cobrou do Senhor Presidente pelo seu ofício e trabalho na Casa Legislativa. O Senhor Presidente lamentou por tantas reclamações feitas pelo Vereador Meoti.

Por sua vez, o Vereador Luiz Chimello, em suas discussões, lamentou sobre a falta de emprego à população de São Domingos. Depois, cobrou melhores condições nas estradas do Município. Chimello novamente cobrou também a falta de internamento na Clínica Santa Paulina. Salientou a importância do respeito que precisa haver entre as pessoas e os colegas vereadores para se ter harmonia nas sessões.

A Vereadora Paula Baldissera comentou sobre o Projeto que deu entrada na Casa Legislativa e a lista dos beneficiários com as casa populares. Por outro lado, Paula apontou que uma pessoa que dispõe de lote e casa, mesmo que em precárias condições, na Vila Milani, que foi contemplada com uma das casas. A Vereadora não discutiu o merecimento mas sugeriu que a Administração Municipal ajude na reforma desta casa para poder ajudar outra pessoa que está na fila para ganhar uma casa popular. Por outro lado, apontou uma pessoa contemplada com uma casa e dispõe de um lote na Vila Milani. A Vereadora sugeriu que a Administração Municipal veja da possibilidade de ajudar na reforma da casa dessa pessoa e disponibilizar esta casa a outra pessoa que também estaria necessitando. Novamente, a Vereadora abordou a causa animal, uma das suas principais bandeiras na Câmara de Vereadores e enalteceu o trabalho da Associação de Proteção aos Animais – APA. Paula Baldissera anunciou que haverá castração de mais de 100 pequenos animais no município e que as pessoas interessadas poderão fazer a inscrição no local que, logo, será divulgado.

A próxima Sessão Ordinária foi marcada para a próxima quarta-feira (02), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, às 19h, aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social.

Para mais informações acerca dos trabalhos dos Vereadores e Servidores do Poder Legislativo de São Domingos, basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br.