Terça, 10 Abril 2018 10:34

Vereadores aprovam mais uma Indicação e outro Pedido de Informação à Prefeita de São Domingos

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida em mais uma Sessão Ordinária no Plenário da Casa Legislativa, na noite de quinta-feira (05) com transmissão ao vivo em rede social.

Os trabalhos dos Vereadores iniciaram com a leitura, discussão e votação da Indicação nº 004/2018, do Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB), Presidente do Poder Legislativo, para que a Administração Municipal reajuste o valor dos salários-base dos servidores públicos municipal neste ano de 2018 em 10%. A Indicação foi comentada pelo Vereador proponente, discutida pelo Vereador Milton Bertoldi aprovada por todos os Vereadores.

Depois, houve a leitura, discussão e votação do Pedido de Informação nº 001/2018, do Vereador Abílio, para que a Administração Municipal encaminhe à Casa Legislativa a relação completa dos servidores efetivos e comissionados, indicando cargo e função de cada servidor bem como informar os servidores que recebem alguma vantagem, função gratificada ou gratificação por função; que junto com a relação a ser apresentada, que a Administração também informe a data e através de qual órgão foi divulgado nos últimos três anos. O Pedido de Informação foi comentado pelo Vereador proponente e aprovado por todos os Vereadores.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini (PSB) lamentou pela morte do empresário Neilor Dalla Libera, ocorrido tragicamente na semana passada e mostrou-se preocupada com o aumento da criminalidade no município. Simone novamente enfatizou a necessidade de aumentar o número de policiais militares efetivos. A Vereadora lamentou também pelas palavras agressivas da Prefeita durante entrevista no rádio.

O Vereador Ereni José Hennerich (PT) enalteceu a realização da Faic bem como o pé na trilha e convidou a todos para visitar o evento que conta com mais de 160 expositores e da programação comemorativa do aniversário de São Domingos. Ereni comentou sobre a grandiosidade do evento que contará com total segurança.

A Vereadora Mírian Figueiró (MDB) também solidarizou-se com as famílias Dalla Líbera e Tamanho pela morte trágica do empresário Neilor. Ela comentou sobre o segundo aniversário do Parque Estadual das Araucárias que contou com ato solene com a presença de autoridades públicas e alunos do Município, bem como apresentações e atividades para estimular o interesse pela questão ambiental. Mirian ressaltou a importância do projeto aprovado na sessão extraordinária para a doação dos lotes para a construção de 30 casas populares. No final das suas discussões, a Vereadora parabenizou a todos os munícipes pelo aniversário de São Domingos e convidou a todos para a Faic. Mirian Figueiró espera da Prefeita mais valorização e reajuste do salário de todos os servidores públicos.

O Vereador Milton Bertoldi (PT) também solidarizou-se com a família Dalla Líbera e parabenizou a Vereadora Mírian pela sua dedicação e trabalho durante 30 dias na Câmara Municipal de Vereadores, bem como o sua importante indicação, além do seu importante trabalho na comunidade. Depois, ele conclamou a todos para a Faic e a programação de aniversário de São Domingos. Em suas discussões, o Vereador Petista lamentou sobre o salário defasado dos servidores do Município.

A Vereadora Sílvia Rozani de Brito Baggio (MDB) lamentou pela falta de valorização dos servidores municipais. A Vereadora Sílvia questionou o desconto do sindicato aos trabalhadores do Município que equivale a um dia de trabalho, falou que a Prefeita deveria ter feito um requerimento para cada servidor para a cobrança deste desconto e terá de devolver para cada servidor esse valor descontado.No final das suas discussões, A Vereadora garantiu que vai continuar brigando pelos servidores assim como pelos agricultores.

O Vereador Luiz Chimello (PSB) também reconheceu a atuação da Vereadora Mírian Figueiró durante o período de 30 dias na Casa Legislativa. O Vereador solidarizou-se com os agricultores que necessitam de serviços das Secretarias de Agricultura e de Obras e não são atendidos. Chimello comentou que além de se valorizar a Faic deve-se valorizar também o que os desbravadores e colonizadores fizeram em benefício do Município.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli lamentou pela falta de valorização da Prefeita aos agricultores do Município. Segundo Abílio, em 2016, o Governo Federal criou um programa para fazer açudes nos Municípios e reforma dos açudes já existentes. No entanto, a reclamação dos piscicultores é que os açudes precisam de manutenção, não há técnicos e assitência. Eles questionam onde está o incentivo da Prefeita neste setor se para fazer a Festa do Peixe do Carrossel foram comprados peixes de outros municípios. Abílio cobrou também da Prefeita mais valorização e apoio à bovinocultura leiteira. No final da sessão, o Senhor Presidente lamentou ainda pelas grandes mentiras da Prefeita durante sua entrevista de rádio que envergonham a Câmara de Vereadores e a população de São Domingos. Ele mostrou-se indignado pelos valores das diárias da Prefeita em suas viagens a Brasília, Florianópolis e Rio Negrinho.

Os munícipes podem acompanhar todos os trabalhos do Poder Legislativo Municipal assistindo às Sessões Ordinárias realizadas sempre nas terças-feiras com transmissão ao vivo em rede social ou através do site www.camarasd.sc.gov.br com todas as informações acerca da Câmara de Vereadores de São Domingos.