Quarta, 10 Outubro 2018 10:51

Vereadores de São Domingos aprovam por unanimidade duas Indicações

O Poder Legislativo Municipal de São Domingos esteve reunido novamente para mais uma Sessão Ordinária na noite de terça-feira (09), no Plenário da Casa Legislativa.

Esta Sessão foi marcada pela entrada de quatro Projetos de Lei e discussão e votação de duas Indicações.

O Projeto de Lei Complementar nº 006/2018, que dispõe sobre alteração da lei nº 1763 de 16 de julho de 2015, que regulamenta a concessão de benefícios eventuais por meio da política municipal de assistência social do município de São Domingos e dá outras providências foi o primeiro documento a dar entrada.

A reunião seguiu com a entrada do Projeto de Lei nº 014/2018, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências.

Depois, foi a vez do Projeto de Lei nº 015/2018, que autoriza o município de São Domingos a doar bem móvel ao Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos.

O último documento a dar entrada nesta sessão foi o Projeto de Lei nº 016/2018, que autoriza o município de São Domingos a conceder abono salarial aos servidores públicos municipais no mês de outubro de 2018 e dá outras providências.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, Abílio Vlademir Debortoli (PSDB) baixou todos os Projetos de Lei para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, foi lida, discutida e votada a Indicação nº 03/2018, do Vereador Luiz Chimello (PSB) para que a Administração Pública Municipal veja da possibilidade de efetuar o pagamento do transporte para os trabalhadores do frigorífico GTB, com saída do distrito do Maratá.

Levando em consideração a deficiência de ofertas de emprego e as pessoas serem obrigadas a buscar trabalho em outro município, o Vereador Proponente defende que o salário desses trabalhadores é muito baixo e os descontos no transporte e alimentação dificultam ainda mais o sustento daquelas famílias. Segundo ele, em outros municípios este mesmo transporte é subsidiado pelo poder público para incentivar aqueles trabalhadores.

A outra Indicação nº 002/2018, da Vereadora Simone Valentini (PSB), foi para que a Administração Municipal veja da possibilidade de adquirir para o ano de 2019 uma ambulância para o Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos com recursos próprios.

De acordo com a Vereadora Proponente, o pedido se justifica uma vez que nenhum dos municípios de atendimento do Corpo de Bombeiros de São Domingos conta com hospital e atende uma população acima de 20 mil habitantes. Atualmente, o Corpo de Bombeiros dispõe de ambulância para o socorro de urgência e encaminhamento de pacientes para centros mais desenvolvidos. Esta ambulância é cedida pelo município de Laguna e está com 10 anos de uso.

As duas Indicações foram aprovadas por todos os Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder do PSB cedeu o espaço para a Vereadora Simone Valentini. A Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio e o Líder de Governo, Vereador Vianei Meoti (PT) também se manifestaram. O atual cenário político após as Eleições 2018 foi o principal assunto abordado pelos Parlamentares.

No Uso Tribuna, os Vereadores Luiz Chimello, Simone Valentini, Milton Bertoldi (PT) e Simone Zarembski (PT) debateram, discutiram e argumentaram assuntos relacionados à política, agricultura, obras, educação, segurança, transporte escolar, saúde, assistência social, terceira idade, Outubro Rosa, dentre outros assuntos de interesse coletivo da população do município de São Domingos.

No final da Sessão, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Debortoli, lamentou pela ausência do Secretário da Agricultura durante o expediente de trabalho prejudicando o atendimento no setor. Abílio lamentou novamente pelos ônibus da Prefeitura ocuparem o estacionamento próximo à Marini, limitando as vagas dos veículos. O Senhor Presidente cobrou novamente o Governo Municipal com relação aos banheiros da Praça Germano Griss que estão sempre fechados e as pessoas que freqüentam este local precisam ocupar os banheiros do Posto Piriquito. Ele sugere a presença de um funcionário para cuidar da Praça e também dos banheiros. Abílio apontou ainda a falta de lixeiras no bairro Nossa Senhora Aparecida e também em outros bairros. O Senhor Presidente novamente cobrou a falta de lombadas no perímetro urbano e a falta de reforma de açudes no interior do Município.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos foi marcada pelo Senhor Presidente para a próxima terça-feira (16), às 19h, sempre aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social através do Facebook.

Para mais informações acerca dos trabalhos do Poder Legislativo de São Domingos basta acompanhar as Sessões e as entrevistas, acessar o site www.camarasd.sc.gov.br e, aos sábados, no Programa Legisladores em Ação, através da Pop FM 104,9 e também no rádio AM.