Quinta, 13 Setembro 2018 11:09

Poder Legislativo dá entrada a um Projeto do Executivo e aprova por unanimidade Projeto do Legislativo

A Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos esteve reunida na noite de terça-feira (11) na segunda Sessão Ordinária deste mês.

Os trabalhos da Casa Legislativa iniciaram com a entrada do Projeto de Lei nº 012/2018, que dispõe sobre abertura e crédito adicional suplementar no orçamento de 2018 e dá outras providências, que foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Mas, o ponto mais importante desta Sessão foi a discussão e votação do Projeto de Lei nº 002/2018 – Origem do Legislativo, que declara de utilidade pública a Associação Protetora de Animais – APA, do município de São Domingos e dá outras providências. Em discussão, a Vereadora Proponente, Paula Baldissera (PSDB) justificou a importância da aprovação deste Projeto. O Vereador Milton Bertoldi (PT) salientou que o Município já demonstrou a sua parceria e continuará parceiro desta Associação. O Vereador Vianei Meoti (PT) a APA é uma entidade sem fins lucrativos que merece o apoio de todos. O Senhor Presidente, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) também demonstrou a sua sensibilidade em favor desta causa. Em votação, este Projeto foi aprovado por todos os Senhores Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, o Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, solidarizou-se com a família Galeti pelo falecimento do Senhor Caetano, de 90 anos, que residiu há quase 70 anos no distrito do Maratá, e pediu para a Casa Legislativa encaminhar uma moção de solidariedade para esta família.

A Lìder do PSDB, Vereadora Paula Baldissera comentou que a ponte do rio Saudades entre São Domingos e Quilombo está sendo reparada parcialmente pelo município de Quilombo. Ela espera que o município de São Domingos também faça a sua parte com relação a estes reparos para oferecer mais segurança para os condutores. Depois, Paula Baldissera lamentou pelo tombamento de um caminhão da Prefeitura nos últimos dias e também por tantos acidentes que aconteceram constantemente com os veículos do Município.

A Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio voltou a lamentar pela falta de emprego em São Domingos. Na oportunidade, ela solicitou ao Líder de Governo para ver com a Prefeita uma ajuda de custo no transporte coletivo dos trabalhadores de São Domingos que precisam se deslocar diariamente até o frigorífico de Ipuaçu.

No Uso da Tribuna, o Vereador Dorival Couto da Rocha (PSB) lamentou pela situação precária da estrutura física do Moinho Velho, do Senhor Aldir Bertosso, que é um patrimônio antigo com mais de 50 anos, mas que existe a possibilidade de ser derrubado por estar muito danificado. Dorival cobrou do Líder de Governo para solicitar ao Secretário da Agricultura o conserto da máquina calcareadeira do Município. No aparte concedido, o Vereador Bertoldi que assim que a peça a ser substituída chegar, a máquina será consertada. Depois, o Vereador Dorival enalteceu a Vereadora Paula pela dedicação à causa animal e promover os trabalhos da APA.

A Vereadora Simoni Zarembski (PT) parabenizou a Secretaria de Educação pelo desfile do dia 07 de setembro com mais de 50 entidades. Simoni também valorizou a importância dos trabalhos da APA. Ela espera que o Secretário de Obras providencie a reforma parcial da ponte do rio Saudades, entre São Domingos e Quilombo.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) criticou o Pode Executivo por esquecer de nomear o Sargento Sudatti, da Polícia Militar, que foi esquecido durante o momento solene. Ela comentou sobre os atos éticos e de patriotismo que não foram representados durante o desfile. Depois, Simone novamente lamentou pelos jovens deixarem o Município e o Poder Executivo nada ter feito para mudar este cenário.

No final da Sessão, o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Vereador Abílio Debortoli (PSDB) sugeriu à Administração Municipal executar a pintura da faixa vertical corretamente no sentido de aumentar as vagas de estacionamento que estão muito limitadas no Centro de São Domingos.

A próxima Sessão Ordinária será realizada na próxima terça-feira (18), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos, aberta ao público, com transmissão ao vivo através do Facebook.

Para mais informações sobre a Câmara de Vereadores de São Domingos, basta acessar o site www.camarasd.sc.gov.br e ouvir aos sábados de manhã o Programa Legisladores em Ação, pela Pop FM 104,9 e também pela rádio Clube.