Quinta, 07 Junho 2018 09:51

Câmara de Vereadores de São Domingos aprova um Projeto de Lei e uma Indicação

Os Vereadores de São Domingos estiveram reunidos novamente para a primeira Sessão Mensal Ordinária do Poder Legislativo na noite de terça-feira, dia 05 de junho de 2018.

Os trabalhos iniciaram com a Leitura da Mensagem e do Projeto de Emenda a Resolução nº AAR/002/92 – Regimento Interno, que dispõe sobre a modificação do inciso III, do artigo 265, de autoria do Vereador Abílio Vlademir Debortoli (PSDB). O Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação  em Regime Ordinário.

Depois, foi feita a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei Complementar nº 003/2018, que dispõe sobre o Plano de Cargos e o Estatuto do Magistério e dá outras providências. O Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

A Reunião seguiu com a leitura da Mensagem e do Projeto de Lei Complementar nº 002/2018, que altera o anexo V da Lei Complementar nº 054 de 05 de maio de 2016 – Plano Diretor Participativo no Ministério de São Domingos. O Projeto foi baixado para a Comissão de Justiça e Redação em Regime Ordinário.

Na Ordem do Dia, houve a discussão e votação do Projeto de Lei nº 002/2018, Origem do Legislativo que dispõe sobre a possibilidade de disponibilizar transporte gratuito a todas as entidades sem fins lucrativos do Município. O documento foi discutido pelos Vereadores Simone Valentini (PSB), Abílio Debortoli (PSDB), Vianei Meoti (PT), Sílvia de Brito Baggio (MDB) e novamente por Abílio. O Documento foi aprovado por todos os Vereadores.

Na sequência, foi feita a leitura da Indicação nº 005/2018, da Vereadora Sílvia de Brito Baggio (MDB) para que a Administração Pública Municipal, através da Secretaria de Transportes e Obras e Serviços Públicos, veja da possibilidade de efetuar melhorias de um trecho de aproximadamente 100m, na Rua Camboriú até a Rua São Cristóvão, por este trecho apresentar muito barro prejudicando o fluxo de pedestres em dias de chuva. Após a justificativa da Vereadora proponente, a Indicação foi aprovada por todos os Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do PSDB, Vereadora Paula, comentou sobre a presença do Senador e Pré-Candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina, Paulo Bauer (PSDB) em São Domingos, na quinta-feira, dia 08.

O Líder do PT, Vereador Milton Bertoldi, espera que o novo Secretário de Obras, Neodi Burati, faça um bom trabalho e dê continuidade a todos os trabalhos no interior e na cidade. Depois, anunciou o início do campeonato do jogo do 48, na linha Dadam, no dia 08.

O Líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, comentou novamente sobre a participação da equipe Jumara no campeonato regional e salientou que vai aproveitar a visita do Pré-Candidato Paulo Bauer para reivindicar pavimentação de asfalto no Município.

O Líder de Governo, Vereador Vianei, comentou que a Secretaria de Agricultura e a Exatoria promoveu um curso de emissão de nota fiscal eletrônica para capacitar os agricultores do Município. depois, Meoti agradeceu aos deputados que liberam recursos para ampliar os trabalhos no setor.

A líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio salientou que o valor de R$ 100 mil reais que será destinado pelo Deputado Federal Valdir Colatto (MDB) à agricultura sejam utilizados para aquilo que realmente foi sugerido por ela e pelo Vereador Gleicon para o Deputado. Depois, Sílvia Baggio reivindicou do novo Secretário de Obras a reforma de estradas no interior do Município, principalmente com relação à região do Maratá.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Paula Baldissera voltou a lamentar a falta de valorização dos servidores públicos pela Prefeita. Paula lamentou também pelo despreparo da Prefeita em administrar o Município. a Vereadora comentou ainda que espera que o novo Secretário de Obras, Neodi buratti, faça um trabalho sem distinções e administre a garagem diferente do que tem administrado a Câmara de Vereadores quando fora presidente e muito deixou a desejar com relação às manutenções.

A Vereadora Simoni Zarembski (PT) enalteceu o Conselho Tutelar pelos trabalhos e pela posse da nova Conselheira Jandira, no início da semana. A Vereadora lamentou por muitos candidatos ao cargo de deputado visitarem o Município somente na época de eleições e que a população deve aproveitar para reivindicar dos pré-candidatos ao governo do Estado que visitarem o Município.

A Vereadora Simone Valentini (PSB) disse que ouviu no rádio a entrevista do novo Secretário Municipal de Obras, Neodi Burati, na qual ele prometeu trabalhar e atender a todos, sem distinções. Na oportunidade, ela já reivindicou reparos nas estradas da região de linha Baitaca, onde há muitos buracos.

No final da Sessão, o Senhor Presidente do Poder Legislativo de São Domingos, Abílio Debortoli, reivindicou à Assistência Social atender a uma pessoa que mora na rua Valcir Humberto Lodi, na beira do rio, área e risco, e não tem nem banheiro em sua residência. Inclusive tem criança que moram ali. Abílio sugeriu para que esta família seja contemplada com uma das 30 casas populares que serão destinadas às famílias que mais precisam de ajuda.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores será no dia 12 de junho de 2018, às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, aberta ao público, com transmissão ao vivo em rede social.