Quarta, 30 Mai 2018 15:19

Vereadores de São Domingos aprovam Indicação à Administração Municipal efetuar pintura na faixa de pedestre próximo à escola no Maratá

O Poder Legislativo de São Domingos esteve reunido novamente para a terceira Sessão Ordinária Mensal na noite de segunda-feira (28).

Na Hora do Expediente, houve a leitura da Mensagem do Projeto de Lei nº 005/2018, que dispõe sobre a revisão geral anual do vencimento dos servidores públicos municipais, os salários dos empregados públicos municipais e de subsídios dos agentes políticos sobre a concessão de ganho real sobre o vencimento dos servidores públicos municipais e os salários dos empregados públicos municipais e dá outras providências. O Projeto foi baixado para análise da Comissão de Justiça, Redação e Finanças e a Orçamento e Fiscalização em Regime de Urgência.

Depois, houve a leitura da Mensagem do Projeto de Lei nº 002/2018, de origem do Legislativo, que dispõe sobre a possibilidade de disponibilizar transporte gratuito a todas as idades sem fins lucrativos do Município. O Documento também será analisado pela Comissão.

Na Ordem do Dia, houve a Leitura, Discussão e Votação da Indicação 002/2018, do Vereador Luiz Chimello (PSB), para que a Administração Pública Municipal veja da possibilidade de efetuar a pintura da faixa de pedestre na Rua Idílio Comachio referente à Escola Neli Otoni Lange no distrito do Maratá para melhorar a segurança dos alunos. Depois, o Vereador Proponente salientou a importância desta Indicação ser aprovada. A Vereadora Simone Valentini (PSB) e o Vereador Milton Bertoldi (PT) também comentaram sobre esta Indicação que foi aprovada por todos os Vereadores.

Nas Comunicações Parlamentares, a Líder do MDB, Vereadora Sílvia Baggio, solidarizou-se com os caminhoneiros pelo movimento de paralisação. Depois, a Líder Sílvia pediu ao Líder de Governo para solicitar à Prefeita que cumpra a sua promessa de campanha feita a uma pessoa que ainda continua aguardando a reforma de sua casa.

O Líder do PSB, Vereador Luiz Chimello, também se solidarizou com os caminhoneiros. Depois, ele parabenizou a equipe da Jumara, do Maratá, pela vitória no campeonato regional de Santiago do Sul e irá disputar o título no município vizinho nos próximos dias.

A Líder do PSDB, Vereadora Paula Baldissera, também manifestou sua solidariedade aos caminhoneiros, em nome do PSDB. Depois, na condição de Presidente da Acanor, Paula Baldissera anunciou que a entidade patrocinará 50% do valor do curso de formação de agentes políticos e servidores que será realizado em São Lourenço do Oeste.

O Líder de Governo, Vereador Vianei Ferrarini Meoti (PT) assim como os demais líderes, também se posicionou em defesa em favor dos caminhoneiros. Depois, o Líder de Governo Petista debateu sobre a atual situação do cenário político nacional e da situação do povo brasileiro com muitos desempregos.

No Uso da Tribuna, a Vereadora Simone Valentini novamente cobrou lombadas em rua da cidade para melhorar a segurança dos pedestres. Depois, Simone solidarizou-se com a Vereadora Sílvia pelos ataques da Prefeita e do Vice-Prefeito. Ela lamentou pelo motorista da Saúde ter esquecido um paciente em Chapecó faltando de responsabilidade e respeito com o cidadão. Simone lamentou também pelo comentário do radialista que durante transmissão de jogo do Independente no rádio atacou os Vereadores novamente. No final das suas discussões, Simone Valentini também posicionou-se em defesa dos caminhoneiros.

A Vereadora Simoni Orzekovski Zarembski (PT) enalteceu o Governo Municipal e CMDCA com relação ao encontro sobre a exploração sexual e o uso de drogas na infância e adolescência. Depois, a Vereadora Petista agradeceu a presença de todas as pessoas que participaram na festa do Divino na linha Fazenda Arvoredo. Simoni Zarembski parabenizou a conselheira tutelar eleita, Jandira. Ela comentou sobre as entregas dos uniformes feitas pelo Governo Municipal e também manifestou o seu apoio aos caminhoneiros. Porém, posicionou-se contra a intervenção militar.

A Vereadora Paula Baldissera manifestou-se com relação ao Projeto de Lei nº 005/2018, que dispõe sobre a revisão geral anual do vencimento dos servidores públicos municipais, os salários dos empregados públicos municipais e de subsídios dos agentes políticos sobre a concessão de ganho real sobre o vencimento dos servidores públicos municipais e os salários dos empregados públicos municipais e dá outras providências. Paula Baldissera lamentou novamente pela falta de valorização e reconhecimento com os servidores públicos municipais demonstrando incompetência da Prefeita para governar o Município.

No final da Sessão, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Abílio Vlademir Debortoli comentou sobre a falta de capacidade da Prefeita para governar o Município e a falta de valorização e reconhecimento com os servidores públicos municipais. Abílio comparou o seu governo, em 1988, quando todos os servidores recebiam aumento mensal do salário conforme a inflação e o atual Governo Municipal com relação ao aumento dos salários que está muito defasado. O Senhor Presidente também comentou o atual cenário político nacional corrompido pela corrupção.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de São Domingos foi marcada para o dia seguinte, na terça-feira (29), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa, aberto ao público, com transmissão ao vivo em rede social.